Ao escolher calçado para uso profissional deverá ter em atenção se esse calçado é o mais apropriado para o seu caso, pois a utilização de calçado laboral inapropriado aumenta a possibilidade de acidentes, lesões ou dores, além de se reflectir na sua produtividade.

A estética do calçado não é normalmente tida em conta quando estamos a falar do conforto dos seus pés num contexto profissional, no entanto, nos dias de hoje, é possível adquirir calçado moderno, anatómico e confortável, desde o mais desportivo ao mais casual.

Factores a ter em conta na escolha de calçado profissional:
  • Adeqúe o calçado à actividade que vai desempenhar e ao clima onde se encontra;
  • O calçado deve respeitar a largura e comprimento do pé, devendo ser do mesmo tamanho que utiliza no dia-a-dia. A escolha de um número acima do que é habitual, com o objectivo de sentir o pé mais à vontade, faz com que este perca estabilidade e pode provocar lesões ao nível dos dedos, tornozelos e zona plantar.
  • A parte da frente do calçado deve ser arredondada e ter espaço para que todos os dedos fiquem acomodados confortavelmente, de forma a não haver sobreposição dos mesmos.  As costuras do calçado não devem coincidir com proeminências ósseas e cicatrizes;
  • O amortecimento é indispensável para absorver o impacto nos ossos e músculos, por isso, prefira os modelos com essa característica. Se a palmilha também tiver amortecimento, melhor ainda, pois além de proporcionar maior conforto, evitará o aparecimento de bolhas.
  • Se trabalha muitas horas em pé, deve ter em atenção o peso do calçado – a escolha deverá recair sobre um modelo resistente, mas mais maleável ou flexível e mais leve.
  • Caso goste de modelos de salto alto, este deverá ser largo e não deverá exceder os 4 cm, altura que permite um bom funcionamento dos membros inferiores; saltos mais altos irão sobrecarregar a zona anterior dos pés.
  • A sola deve ser leve sem ser demasiado fina, deve proporcionar conforto e resistência ao desgaste, ser antiestática e antiderrapante;

Na hora de escolher calçado confortável para trabalhar, tenha em conta o custo/benefício, para mais tarde não se arrepender da escolha efectuada. »» Lembre-se que os seus pés suportam todo o peso do seu corpo e que um dos aspectos fundamentais para a saúde dos pés é a escolha do calçado.