Animais de companhia, especialmente cães e gatos, podem reduzir o stress, a ansiedade e a depressão. Contribuem para estimular o exercício e as brincadeiras ou até mesmo melhorar a saúde cardiovascular dos seus donos.

Acariciar, abraçar ou tocar um animal de companhia tem geralmente um efeito calmante em situações de stress ou ansiedade.

A companhia de um animal também pode aliviar a solidão e os cães, em especial, são óptimos para incentivar os donos a fazer exercício, o que pode ser benéfico para quem sofre de depressão.

Os animais podem ser uma companhia especialmente valiosa para idosos que vivem sozinhos, pois cuidar de um animal vivo pode ajudá-los a sentir-se necessários e desejados. Os animais oferecem-nos um amor incondicional, que pode ser extraordinariamente reconfortante quando se está sozinho.

Os donos de animais com mais de 65 anos recorrem, em média, menos 30% de vezes ao médico e geralmente têm níveis mais baixos de triglicerídeos e colesterol (indicadores de doenças cardíacas) do que aqueles que não têm animais.

A companhia de um animal pode ajudar a prevenir doenças e até mesmo adicionar anos à vida, ao aumentar a vitalidade. Cães e gatos incentivam a brincadeira, o riso e o exercício, o que pode ajudar a estimular o sistema imunológico e aumentar a energia.

E nada supera a solidão como chegar a casa e encontrar a cauda de um cão a abanar ou um gato a ronronar…

Leave a Comment