fbpx
Animais de companhia, especialmente cães e gatos, podem reduzir o stress, a ansiedade e a depressão. Isto porque contribuem para estimular o exercício e as brincadeiras. Adicionalmente, podem melhorar a saúde cardiovascular dos seus donos.

Quem tem animais de companhia conhece a alegria e retorno de compartilhar a sua vida com eles. No entanto, muitos desconhecem os benefícios para a sua saúde física e mental. Estes acompanham o prazer de se aconchegar a um amigo peludo. Por outras palavras, só recentemente se começaram a explorar os benefícios do vínculo homem-animal.

Qualquer animal de companhia pode melhorar a sua saúde. Isto quer dizer que, não tem que ser um cão ou um gato. Um coelho pode ser ideal se for alérgico a outros animais. Um hamster, se tiver espaço limitado. E até mesmo observar peixes num aquário, pode ajudar a reduzir o stress.

Por exemplo, alguns estudos demonstraram que:
      • Quem têm animais de companhia tem menos propensão para depressão;
      • Brincar com um animal pode elevar os níveis de serotonina e dopamina. Estas substâncias acalmam e relaxam;
      • Idosos que têm animais de companhia, recorrem em média, a menos 30% de consultas médicas.

Há diferentes razões para estes efeitos terapêuticos. Os animais de companhia satisfazem a necessidade humana básica de toque. Ou seja, acariciar ou tocar um animal tem geralmente um efeito calmante em situações de stress e ansiedade. Além disso, podem ajudar a encontrar um propósito na vida.

Cuidar de um animal pode trazer mudanças positivas à sua vida:
      • Por exemplo, levar um cão a passear é uma forma divertida de encaixar exercício físico na sua rotina diária. Primeiro, aprofunda a relação entre os dois. Segundo, contribui para manter o animal em forma e saudável.
      • Além disso, muitos animais de companhia, requerem alimentação e cuidados regulares. Ter uma rotina consistente mantém o animal equilibrado e calmo. E pode funcionar consigo também. Pode estar deprimido, ansioso ou irritado. No entanto, um olhar triste de seu companheiro de quatro patas vai fazê-lo reagir para cuidar dele.
      • Adicionalmente, o seu animal de companhia pode ajudá-lo a conhecer pessoas novas. É frequente as pessoas pararem para conversar enquanto passeiam os seus cães. Além disso, também pode fazer novos contactos em lojas de animais e clubes de treino.

 

Em conclusão, cuidar de um animal pode ajudá-lo a sentir-se necessário e desejado. Isto é importante acima de tudo quando se mora sozinho. Os animais oferecem-nos um amor incondicional, que é certamente muito reconfortante quando se está só. E nada supera a solidão como chegar a casa e encontrar a cauda de um cão a abanar ou um gato a ronronar…

 

Também poderá ter interesse neste artigo:

Quando a terapia animal cura a depressão

Visite o nosso site e siga-nos nas redes sociais:

https://www.ortosanus.pt/

Facebook Ortosanus

Instagram OrtoSanus

 

1 Comment

  • Elisabeth
    Posted 24 de Julho, 2021 12:36

    grande e excelente blog. Na verdade, eu pretendo graças, por nos fornecer informações muito
    melhores.

Leave a Comment