Animais de companhia, especialmente cães e gatos, podem reduzir o stress, a ansiedade e a depressão. Contribuem para estimular o exercício e as brincadeiras ou até mesmo melhorar a saúde cardiovascular dos seus donos.

A maioria das pessoas que têm animais de companhia conhece a alegria e retorno que advêm de compartilhar a sua vida com eles. No entanto, muitos desconhecem os benefícios para a saúde física e mental que acompanham o prazer de se aconchegar a um amigo peludo. Só recentemente se começaram a explorar cientificamente os benefícios do vínculo homem-animal.

Qualquer animal de companhia pode melhorar a sua saúde, não tem necessariamente que ser um cão ou um gato. Um coelho pode ser ideal se for alérgico a outros animais ou tiver espaço limitado, mas mesmo assim quiser um amigo peludo para aconchegar. Até mesmo observar peixes num aquário pode ajudar a reduzir a tensão muscular e diminuir a pulsação.

Há estudos que demonstram que:
      • Pessoas que têm animais de companhia são menos propensas a sofrer de depressão do que aquelas que não os têm.
      • Brincar com um cão, gato ou outro animal de companhia pode elevar os níveis de serotonina e dopamina, substâncias que acalmam e relaxam.
      • Pessoas com mais de 65 anos que têm animais de companhia, recorrem em média, a menos 30% de consultas médicas.

Uma das razões para esses efeitos terapêuticos é o facto de os animais de companhia satisfazerem a necessidade humana básica de toque. Acariciar, abraçar ou tocar um animal de companhia tem geralmente um efeito calmante em situações de stress ou ansiedade.

Cuidar de um animal pode também trazer mudanças positivas à sua vida:
      • Levar um cão a passear ou correr é uma forma divertida e recompensadora de encaixar exercício físico na sua rotina diária. Além de aprofundar a conexão entre os dois, contribui para manter o animal em forma e saudável.
      • Muitos animais de companhia, especialmente cães, requerem alimentação e cuidados regulares. Ter uma rotina consistente mantém o animal equilibrado e calmo e pode funcionar consigo também. Pode estar deprimido, ansioso ou irritado, mas um olhar triste de seu companheiro de quatro patas vai fazê-lo reagir para alimentá-lo, fazer exercício e cuidar dele.
      • O seu animal de companhia pode ajudá-lo a conhecer pessoas novas. É frequente as pessoas pararem e conversarem entre si enquanto passeiam os seus cães, em lojas de animais ou clubes de treino.
      • Cuidar de um animal pode ajudá-lo a sentir-se necessário e desejado, especialmente se mora sozinho. Os animais oferecem-nos um amor incondicional, que pode ser extraordinariamente reconfortante quando se está só. E nada supera a solidão como chegar a casa e encontrar a cauda de um cão a abanar ou um gato a ronronar…

 

Também poderá ter interesse neste artigo:

Quando a terapia animal cura a depressão

Visite o nosso site e siga-nos nas redes sociais:

https://www.ortosanus.pt/

Facebook Ortosanus

Instagram OrtoSanus

 

1 Comment

  • Elisabeth
    Posted 24 de Julho, 2021 12:36

    grande e excelente blog. Na verdade, eu pretendo graças, por nos fornecer informações muito
    melhores.

Leave a Comment